sexta-feira, 22 de março de 2013




CONVERSANDO COM OS CATEQUIZANDOS
1- Porque a catequeze oferecida pela comunidade é importante para mim?
- A Catequese oferecida pela comunidade é importante para voce porque o/a ajuda a abrir o coração e a mente para Deus , para o proximo, para voce mesma/o e para o universo. Ao abrir o coração e a mente, voce se deixa amar e dispõe-se a amar as pessoas, a adorar a Deus e a usar com responsabilidade as coisas deste mundo.

2-Qual o significado da palavra catequese?
-A palavra catequese é de origem grega e significa " o ato de instruir" de ensinar a doutrina e de apresentar os mistérios da fé. Catequizando portanto, é aquela pessoa que se dispõe a acolher os ensinamentos de Deus, transmitidos pela Igreja, por meio dos catequistas.

3- Por que eu não posso fazer a catequese em casa, estudando sozinho?
- Por tres motivos: primeiro porque a catequese exige uma instrução sistemática e progressiva, isto é , o aprendizado deve ter começo, meio e fim, no sentido de que voce receba todo o conteúdo, e não apenas parte dele. Segundo porque o auxilio do/da catequista, voce esclarece as dúvidas que tem e. Terceiro porque voce, sendo batizado, é membro da Igreja e participa de uma comunidade: assim, voce faz a experiência, tambem na catequese, de não viver a fé isoladamente, mas em unidade e comunhão com os outros batizados- os seus amigos e amigas da catequese.

4- Os meus pais podem ser meus catequistas?
- podem e devem! Eles são os seus  primeiros catequistas, já a partir do momento em que voce foi concebido/a , no seio de sua mãe. Porem, por mais dedicados e informados que eles sejam, ainda assim a comunidade, por meio dos catequistas, pode ampliar e aprofundar o que voce aprendeu em casa. o ideal é que a catequese comunitária complemente a catequese familiar. Uma não dispensa a outra.












Nenhum comentário:

Postar um comentário